logo
 
Câmara Municipal de Bonito

16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)

Mesa Diretora

SILVIA DE NAZARÉ LIMA ASSAD
Presidente
MARCOS MARCELO MOURA MOTA
Vice-Presidente
ROVILSON RODRIGUES DE SOUSA JUNIOR
1º Secretário
DINACI DE SOUSA OLIVEIRA
2º Secretário

Vereadores

DANIELA MOTA DA COSTA SANTA BRÍGIDA
FRANCISCO MARCOS CORREA DA CUNHA
FRANCISCO ROGERIO MENDONÇA DE SOUSA
IRAN SILVA DA ROCHA
JAELSON LOPES DA SILVA
RAIMUNDO CLÓVIS BEZERRA DA SILVA
WELLINGTON LEITE DOS SANTOS NETO

Comissões

comissão de educação, cultura, desporto, turismo e meio ambiente
comissão de higiene, saúde e assistência social
comissão de economia, finanças, industria, comércio e defesa do consumidor
comissão de justiça, legislação e redação de leis
comissão de urbanismo, obras, serviços públicos, transporte e sistema viário
comissão de justiça, legislação e redação de leis-cjlrl
comissão de educação, cultura, desporto, turismo e meio ambiente-cecdtma
comissão de urbanismo, obras, serviços públicos, transporte e sistema viário- cuosptsv
comissão de higiene, saúde e assistência social-chsas
comissão de economia, finanças, industria comércio e defesa do consumidor- ceficdc.

Endereço e contatos

Endereço

Av. Papa João Paulo II, 1852 - Jamilândia - 68.645-0 - Bonito/PA

Telefone

(91) 3803 1298

Email

ouvidoria@camarabonito.pa.gov.br

Mais Informações

Plenário

Horário de Atendimento

De segunda a sexta das 08:00hs às 12:00hs

Arquivos

Regimento interno
Lei orgânica

Histórico

 

Bonito surgiu de um pequeno povoado chamado Açaizal, fundado por famílias evangélicas membros da Assembléia de Deus, a maioria vindas do nordeste do Brasil. Resumo narrado e transcrito por Samuel dos Santos Monteiro. Que chegou aqui em Bonito no dia 22 de junho de 1968, vindo de Belém do Pará onde residia, casou-se em 16 de outubro do mesmo ano com Raimunda Alves da Silva Monteiro.
Diz o autor que, conversava muito com o irmão Juvêncio Santana, irmão do caçador Saturnino primeiro morador de Bonito, ele contava que seu irmão Saturnino, residia em São Miguel do Guamá, e de tempos em tempos reunia outros caçadores e vinha caçar nas densas matas virgens, faziam barracas improvisadas e passavam semanas e semanas caçando, salgavam as carnes das caças que matavam, e retornavam para São Miguel do Guamá. Certo dia ao acamparem-se as margens de um rio, o caçador Saturnino achou muito lindo o local e resolveu construir uma casa e passou a residir. Dizia o ancião Juvêncio, as pessoas ao vir visita-lo se agradavam do local, pois Saturnino era muito zeloso e em volta de sua casa era tudo limpo parecia uma praia. Passaram a chamar de sítio Bonito, que ficava localizado no perímetro onde hoje é a Travessa Açaizal, o local fica distante da atual Cidade uns 3 a 4 quilômetros. Onde hoje é a atual sede da Cidade de Bonito, foi formado um pequeno povoado e foi chamado de Açaizal que foi crescendo e outras famílias foram se radicando. E segundo relatório histórico feito pelo mui digno pastor José N. de Menezes que pastoreou a igreja Assembléia de Deus em Bonito no período de 14 de dezembro de 1952 à 01 de setembro de 1957, ele diz em seu relatório que: “Em fins do ano de 1919 chegaram aqui os irmãos: Joaquim Amaro do Nascimento; Santos Carneiro; João Paraense com suas respectivas famílias, segundo José Menezes, foram eles que colonizaram o então povoado. em 1920 por sugestão do Sr. Joaquim Amaro o Povoado até então conhecido por Açaizal passou a ser chamado de Bonito. A significação genérica do termo Bonito constitui em qualificativo autônimo visto tratar-se de imensas matas virgens, lindos rios, verdadeira habitação de feras e outros animais, e qualquer pessoa que por aqui passasse era informada do novo nome, por tratar-se de os primeiros colonizadores serem evangélicos pertencentes à Assembleia de Deus, a 12 de julho de 1920, foi celebrado o primeiro culto evangélico pelo então Pastor Pedro Trajano, na casa do irmão Joaquim Amaro.” Neste mesmo ano de 1920 chegava Manoel Albino com sua família vindo do Ceará.
Bonito começou a crescer com a chegada de famílias tanto evangélicas como católicas, tornando-se Vila e depois elevado à categoria de Distrito, segundo informação contida na Lei Orgânica de Bonito - LOMB. Bonito pertencia ao Município de São Miguel do Guamá, do qual foi desmembrada a maior parte física de seu território.
Em 1958, Bonito foi pela 1ª vez elevado à categoria de município sendo à época, o Marechal Alexandre Zacarias de Assunção, que nomeou o Sr. Deoclécio Godinho, como Prefeito Interino, até que fosse eleito o novo Prefeito. Naquele ano o Sr. Charles Assad foi eleito Prefeito Municipal, porém, não chegou a assumir o cargo, pois o General Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, que também fora eleito Governador do estado naquele ano, (talvez por questão política, o gráfico é nosso) tornou sem efeito a emancipação do Município, que voltou novamente a ser Distrito de São Miguel do Guamá.
Entretanto, através da Lei nº 2.460 de 29 de dezembro de 1961, o Município de Bonito foi definitivamente emancipado. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de nº 1975 de 30/12/1961, sendo o Dr. Aurélio Correa do Carmo o Governador do Estado, que nomeou o Sr. Antônio Gomes Ribeiro, como Prefeito Interino, até que em 1962, o Sr. Aristides José de Lima, fosse eleito pelo voto popular.

Sucessivamente foram eleitos a Prefeito os senhores Fued Assad; Maria Batista de Almeida Peixoto; Antonio Elias Neto (Tonico); Jamil Assad Neto (Jamilzinho); Antonio Elias Neto (Tonico) no seu 2º mandato; Dr. Wellington Leite dos Santos (Tonga); Dr. Cesar Augusto Assad; Dr. Wellington Leite dos Santos (Tonga) no seu 2º mandato; Jamil Assad Neto (Jamil Buchudo) por dois mandatos consecutivos; Antonio Correa Neto (Birunga) e o Sr. Silvio Mauro Rodrigues Mota, que é o atual Prefeito no seu último ano de mandato neste ano de 2016 e concorrerá a reeleição como prefeito.
O Município de Bonito localiza-se na Microrregião Bragantina, no nordeste paraense. Possui uma área de 286 Km² fica distante de Belém 145 Km, a qual se liga por rodovia. Limita-se com os Municípios de São Miguel do Guamá; Ourém; Capanema; Peixe-Boi e Nova Timboteua. É banhado pelos rios Peixe-Boi e Caeté.
Por ser um Município economicamente agrícola, a maioria de sua população está concentrada na área rural, com aproximadamente 11.500 habitantes, e 3.700 habitantes, na área urbana com uma população total 15.200 habitantes, aproximadamente.
A economia do Município está baseada na agricultura; pecuária e minério. Sendo produzido em escala comercial, a pimenta do reino; farinha de mandioca; fibra de malva; maracujá; laranja; milho; arroz e feijão, como cultura de subsistência. Na pecuária possui diversas fazendas de gado bovino e também pequenos criadores, e a Mejer Agroflorestal a maior produtora de Dendê produzindo em sua fábrica própria o azeite e outros produtos derivados do fruto, sendo a maior do nosso Estado, sendo expressiva sua produção. Também tem a Vale do Rio Doce, explorando diversos minérios na Travessa Boa Vista distante do centro da cidade 20 a 22 km calculadamente, tanto a Mejer como a Mineradora tem sido a causa do desenvolvimento econômico gerando diversos empregos à população, por conta disso o município está em fase de crescimento de sua população, vindo famílias de diversas regiões do país atraídas pela oportunidade de empregos que as empresas proporcionam as pessoas, que passaram a construir mais casas em alvenaria e o Bonito está em fase de crescimento.
Com a gestão do atual prefeito, Silvio Mauro, voltadas para o trabalho foi construído diversos prédios onde funcionam escolas, creches, postos de Saúde, Delegacia, quadras para esportes, áreas de laser, praças, abertura de novas ruas, construções de pontes e aterros com tubulações como diversas ruas asfaltadas e a estrada que liga a sede do município à Vila de Santo Antonio do Cumarú a maior Vila de nosso município o asfaltamento está em fase de conclusão.

Cidade de Bonito, em 30 de junho de 2016.

Assina:

Samuel dos Santos Monteiro.
Historiador

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

Institucional

CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO - PA

CNPJ: 34.688.721/0001-58

LEGISLATURA: 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024)

PRESIDENTE(A): SILVIA DE NAZARÉ LIMA ASSAD

Canais de atendimento

CONTATOS: (91) 3803 1298

E-MAIL: ouvidoria@camarabonito.pa.gov.br

ENDEREÇO: AV. PAPA JOÃO PAULO II, Nº 1852 JAMILÂNDIA, CEP: 68.64-5-0

HORÁRIO: DE SEGUNDA À SEXTA DAS 08:00HS ÀS 12:00HS

Mais formas de atendimento

E-SIC - SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO OUVIDORIA - CRITICAS, DENUNCIAS, DUVIDAS, ELOGIOS E SUGESTÕES